Topo

Blog da Redação

Musas brasileiras do skate street ainda esperam assédio

UOL Esporte

21/04/2013 06h00

As meninas do skate brasileiro entraram em ação neste domingo, no desfecho dos X-Games de Foz do Iguaçu. Quatro representantes do street do país figuraram na competição com a esperança de que a aparição no evento internacional sirva para atrair pelo menos parte da atenção que geralmente costuma contemplar os homens. Elas são lindas, executam a maioria das manobras que os marmanjos fazem e reivindicam atenção.

LEIA MAIS: Leticia Bufoni vence o ouro nos X-Games de Foz do Iguaçu

"Rola um assédio, mas não é tanto que nem o dos meninos. Porque o skate feminino ele tem muito a crescer. A galera não dá muito valor, mas a gente está conquistando o nosso espaço", diz Jessica Florêncio, paulista de 21 anos, terceira colocada nos X-Games de Foz.

A campeão foi a mais bem-sucedida do quarteto nacional, é Letícia Bufoni, paulista de 20 anos, em sua oitava aparição em nos X-Games. Radicada em Newport Beach, nos Estados Unidos, a brasileira diz que desfruta do privilégio que muitas meninas do país ambicionam: "dá para ganhar uma merrequinha para viver, para realizar os sonhos".

Merreca talvez seja uma modéstia para uma atleta que, por exemplo, embolsou US$ 25 mil de uma vez em 2009 ao conquistar o Maloof Money Cup, na Califórnia.

Letícia também tem uma boa lista de patrocinadores, faz sessões para revistas e está envolvida com o circuito de eventos de street. Mas a brasileira celebra particularmente o respeito dos homens no universo do skate.

"Os meninos estão sempre gritando os nomes das meninas, eles apoiam muito. Antigamente os meninos não gostavam que as meninas andassem de skate. Hoje eles dão a maior força. Estão vendo o esforço que a gente faz, em ser mulher e estar ali caindo toda hora, tentando fazer as mesmas coisas que eles fazem", afirma.

UMA MÃE BRASILEIRA EM CIMA DO SKATE

Outro destaque brasileiro na disputa feminina do street em Foz do Iguaçu foi Eliana Sosco, de 26 anos. A atleta tem como curiosidade de perfil já ser mãe de uma menina, com quem mora na Argentina, ao lado do marido, também skatista.

Eliana ainda atua como modelo, mas sua vida é o skate. Tanto que voltou a andar apenas um mês e meio depois de ser mãe.

Há dois anos Eliana foi eleita pelo site norte-americano Pop Crush, especializado em celebridades, a skatista mais sexy de todos os tempos.

Por fim, o pelotão se brasileiras do street nos X-Games de Foz do Iguaçu é completado com a novata Pamela Rose, de apenas 13 anos.

LETÍCIA BUFONI E A LENDA DO SKATE COM SALTO ALTO

A brasileira Letícia Bufoni ficou célebre no universo do skate dos Estados Unidos depois de aparecer em uma peça publicitária em uma revista. Na foto em questão, a atleta andava de skate trajando um vestido vermelho e usando um sapato de salto alto. Tudo isso para passar por cima de um corrimão.

No entanto, a brasileira mais conhecida no cenário internacional do street diz que nem tudo que aparece na foto é real.

"Fiz de vestido, só que eu fiz de tênis. Depois fizeram um Photoshop e colocaram um salto. Realmente não dá para andar de skate de salto. Mas de vestido eu fiz", entrega Letícia. "Foi uma foto que foi divulgada no mundo inteiro", acrescenta, com orgulho.

A propaganda com a brasileira foi produzida para a marca de cosmético Secret e reproduzida pela revista Glamour.

Por Bruno Freitas*, de Foz do Iguaçu

(o jornalista viaja a convite da organização dos X-Games Brasil)

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação