Espanha segue regra da Fifa e será "monocromática" na Copa-2014
Crédito: Divulgação/Adidas
Não é uma regra escrita, mas será mais clara do que nunca em gramados brasileiros: a Fifa recomenda que as seleções adversárias não entrem com peças de uniforme da mesma cor em jogos oficiais e, por esta razão, combinações nunca antes vistas de camisas, calções e meiões serão utilizados na Copa do Mundo de 2014.
Nesta quarta-feira, a Adidas lançou oficialmente os uniformes de cinco seleções que estarão no Mundial e foi possível ver que recomendação da Fifa foi seguida à risca: a Espanha, por exemplo, abandonou os calções azuis e usará inédito uniforme completamente vermelho.
Crédito: Divulgação/Federação Espanhola
Essa medida já foi vista na Copa das Confederações, disputada em junho no Brasil, competição na qual foi possível observar algumas seleções usando combinações "bizarras" de uniformes.
RELEMBRE: REGRA DA FIFA CRIA UNIFORMES BIZARROS PARA SELEÇÕES
- A seleção brasileira tem, como uniforme número um, a combinação camisa amarela, calção azul e meias brancas. Mas pouco entrou assim em campo na Copa das Confederações.O México, oficialmente, tem como combinação principal a camisa verde junto ao calção branco e o meião vermelho. Também não pôde utilizá-la no Brasil.E qual a razão disso? Uma determinação da Fifa, que parece que ainda vive na era dos televisores em preto e branco e força contrastes desnecessários na era das televisões modernas, com a desculpa de que facilita a identificação dos torcedores.
Em Copas do Mundo, a tendência surgiu em 2006, quando a França, por exemplo, atuou contra o Brasil, nas quartas de final, toda de branco, quando sua tradicional combinação de camisa azul, calção branco e meiões vermelhos não traria nenhuma confusão com o uniforme canarinho do Brasil.
A Alemanha já havia lançado, em evento na última terça, seu novo uniforme. Assim como a Espanha, ele também será inédito no Brasil – a equipe tricampeã do mundo abandonou os calções pretos e jogará toda de branco.
ALEMANHA USA ÔNIBUS DOS ANOS 50 PARA APRESENTAR UNIFORME DA COPA
- A Alemanha mostrou, nesta terça-feira, o uniforme que usará na Copa do Mundo do Brasil. E o lançamento do uniforme aconteceu em um evento curioso: os modelos foram Thomas Mueller, do Bayern de Munique, e Julian Draxler, do Schalke, que passearam por Munique a bordo de um ônibus dos anos 50 e distribuíram camisas para quem se aproximava.O uniforme mostrado foi o de mandante, branco com uma faixa vermelha no peito. O uniforme anterior era completamente branco, com detalhes em preto. Outra novidade é a confirmação dos calções brancos (antes eram pretos), atendendo pedido da Fifa,que prefere seleções usando cor única.
Outras seleções que tiveram seus uniformes para 2014 anunciados pela Adidas também trarão mudanças. A Colômbia não usará calções azuis e meiões vermelhos, optando pela manutenção da camisa amarela, só que agora acompanhada de calções meiões brancos.
Crédito: Divulgação/Adidas
O Japão continuará a tendência dos últimos anos e atuará todo de azul. Vale lembrar que, antigamente, o país usava cações brancos com a camisa azul.
Crédito: Divulgação/Adidas
Já a Rússia voltará a usar o grená em todas as peças, largando o tradicional vermelho.
Crédito: Divulgação/Adidas
Você, internauta do UOL Esporte, concorda com a imposição da Fifa, que acaba por encerrar a tradição no uniforme de diversas seleções? Deixe seu comentário abaixo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.