Sementes, sopa e "podrão": as comidas preferidas nos estádios da Europa
Pipoca, amendoim, cachorro-quente, sanduíche de pernil, espetinhos… Torcer realmente dá muita fome, e comer faz parte do ritual de ir ao estádio no Brasil. Na Europa também, só que lá os hábitos são um pouquinho diferentes. Um levantamento da Uefa mostrou quais são os petiscos que mais fazem sucesso entre os torcedores de lá:
Sementes
A semente de girassol é um dos aperitivos preferidos dos torcedores em toda a Europa, especialmente na Rússia. É bem tradicional nos estádios de lá, mas será que a Fifa vai deixar ela entrar nos jogos da Copa?
Cachorro-quente
Provavelmente a guloseima mais popular do mundo na hora de ver um jogo. É o lanche número 1 nos estádios de Alemanha, Polônia, República Tcheca, Luxemburgo, Eslováquia, Dinamarca, Suécia e Finlândia.
Galette-saucisse
É o cachorro-quente bretão, muito popular nos estádios da França. Trata-se de uma linguiça grelhada enrolada em um crepe.
Salamella
O lanche mais popular nos estádios da Itália é um pão recheado com a salamella, linguiça típica da região norte, que é aberta e espalmada antes de ser grelhada.
Piadina
Também na Itália, mas especificamente na região da Emilia-Romagna e de San Marino, o sanduíche preparado em um pão fino e crocante domina a preferência dos torcedores.
Bocadillo
É tradição antiga na Espanha levar ao estádio um sanduíche de baguete enrolado em papel alumínio, popularmente conhecido como bocadillo. Além disso, os torcedores espanhóis também são apreciadores das sementes de girassol.
Bifana
Tradicional lanche de Portugal, o sanduíche de carne de porco conhecido como bifana é o preferido nos estádios lusitanos.
Empada
Na Inglaterra, o lanche mais tradicional nos estádios é uma torta de carne que, por aqui, seria chamada de empada.
Kafta
Na Albânia e na Bulgária, a carne moída no espeto é muito popular entre os torcedores e divide a preferência com o kebab.
Hambúrguer
O lanche pode ser encontrado em estádios de todo o mundo e é o número 1 entre os torcedores na Holanda.
Hambúrguer à milanesa
Os estádios da Áustria servem um tipo diferente de hambúrguer: o pão é recheado com schnitzel, o bife empanado preparado à moda de Viena.
Batata frita com maionese
Quem viu o filme "Pulp Fiction" deve se lembrar da cena em que o personagem de John Travolta descreve como os holandeses mergulham batata frita na maionese. Na verdade, este é o prato mais tradicional da Bélgica, e também dos estádios de lá.
Sopa
Não parece ser muito prático degustar uma sopa quente no meio de uma multidão de torcedores, mas o prato é bem comum nos jogos de futebol na Estônia, principalmente nos dias mais frios.
Pizza
Ao contrário da sopa, é bem prática de se comer no estádio; por isso, os torcedores da Islândia adotaram o hábito de comer algumas fatias durante os jogos.
Pão frito com alho
É um dos pratos mais tradicionais da Lituânia, e muito popular em jogos de futebol no país.
Pretzel
Nos estádios da Hungria, o tradicional pão é servido em versão gigante e com queijo derretido por cima.
"Podrão"
Foi mais ou menos assim que os locais batizaram o lanche mais popular nos estádios da Grécia. O "vromiko", que em tradução livre significa "sujo", não tem nada de nojento. Ganhou esse apelido mais por causa de quem o consome, por ser o tradicional lanche da madrugada vendido na saída das festas. É um sanduíche preparado em pão grande que pode ser de salsicha, carne de kebab (tipo aquela do churrasco grego) ou frango empanado. Também leva repolho, cenoura, cebola, batata frita, ketchup, maionese e mostarda. É ou não é o legítimo "podrão"?
VEJA TAMBÉM
Arrependidos? Como a torcida da Inter reage à boa fase de Gabigol
7 coisas que a gente só encontra na Liga dos Campeões da Ásia
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.