Topo
Blog da Redação

Blog da Redação

Personal de famosas dá dicas para treinos e revela preferências das alunas

Debora Luvizotto

2008-05-20T19:04:00

08/05/2019 04h00

Um treino com "choquinhos" virou moda entre celebridades. A responsável por isso é a personal trainer Aninha Kurban, que tem entre seus alunos nomes como Fernanda Gentil, Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank, Marina Ruy Barbosa, Mariana Ximenes, Ricardo Pereira, Fernanda Rodrigues e Maria Ribeiro.

Personal trainer Aninha Kurban com Bruna Marquezine Crédito: Arquivo Pessoal

Os treinos EMS, sigla para Eletroestimulação Muscular, é uma técnica desenvolvida na Alemanha e conhecida como "ginástica do futuro". Além das famosas, alguns atletas como Cristiano Ronaldo, Usain Bolt e Rafael Nadal também utilizam os aparelhos.

Leia mais

"A tecnologia de EMS nos oferece diversos tipos de treinamento, como por exemplo treino de força e metabólico. Com o conhecimento do equipamento, podemos criar novos protocolos de treino como hipertrofia e resistência muscular", explica Aninha para o UOL Esporte.

Alguns cuidados são necessários antes de aderir a essa técnica. "Antes de iniciar o treino, é necessário uma anamnese para conhecer o aluno; saber seu histórico familiar de doenças, situação atual de saúde e objetivos com o treino. Após esse primeiro contato, é definido o melhor estímulo para ele".

Esse treino dura apenas 20 minutos, tem capacidade de recrutamento de 80 a 90% das fibras musculares, o que permite uma resposta rápida, além de também ajudar a potencializar outros atividades físicas.

Marina Ruy Barbosa com a personal trainer Aninha Kurban Crédito: Arquivo Pessoal

"Com 4 aulas, já é possível notar uma resposta no corpo, músculos mais firmes e a pele menos flácida. Grande estímulo para quem tem uma viagem marcada, uma cena para gravar ou uma sessão de fotos para 'semana que vem', não é?  Recebo muitas mensagens assim", brinca a personal.

Entre suas alunas, é quase unanimidade a parte do corpo que elas preferem trabalhar. "As mulheres sempre têm preferência por treinar abdômen, pernas e glúteos", conta.

Personal trainer Aninha Kurban com Maria Ribeiro Crédito: Arquivo Pessoal

Veja algumas dicas da personal trainer que você precisa saber antes de treinar:

Hidratação: É muito importante que o aluno esteja bem hidratado, pois a água é a condutora do impulso. Oriento sempre a ingestão de 2 copos de água uns 20 a 30 minutos antes do treino;

Alimentação: Antes dos treinos, o aluno deve fazer uma refeição leve. A combinação de alimentos ricos em carboidratos e proteínas é uma ótima opção para um pré-treino. O acompanhamento por um nutricionista otimiza os resultados;

Sono: Uma boa noite de sono também é fundamental para boa performance no treino. É importante lembrar que o sono e o descanso estão diretamente ligados a liberação de alguns hormônios relacionados ao ganho de força e o aumento de massa muscular;

Avaliação física: É sempre válido fazer uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade, saber como você está e onde quer chegar;

Saúde: Nunca se deve treinar com sintomas de gripe, febre ou alguma inflamação, mesmo que esteja no início ou que seja só um sinal.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.