Topo

Blog da Redação

Estresse fez gata do surfe deixar esporte profissional para curtir natureza

UOL Esporte

06/12/2013 06h00

musa


Eleita uma das três surfistas mais gatas do mundo em pesquisa de um site americano, Monyca Byrne-Wickey tem só 23 anos de idade, mas já abandonou sua carreira profissional. Apesar de nunca ter conseguido resultados expressivos no Circuito Profissional, a havaiana sempre chamou a atenção por sua beleza.

Mas há alguns anos ela começou a se cansar da dura rotina de competir entre as principais surfistas do mundo, viajar por diversos países e enfrentar batalhas com ondas gigantescas. Optou por seguir no esporte, mas virou uma "freesurfer". Agora, surfa para curtir a natureza na companhia de amigos e do namorado em praias exóticas do mundo.

"Eu competi minha vida inteira. Na verdade, eu realmente gostava e me fazia muito bem a minha carreira. Mas quando fiz 18 anos, comecei a participar de alguns eventos profissionais e não amava mais isso. Eu só queria surfar e me divertir. Eu me sentia estressada, e senti que simplesmente isso não era para mim", declarou Monyca, que na eleição do site Transworld Surf para eleger as mais gatas da modalidade ficou atrás apenas da brasileira Maya Gabeira e da compatriota Alana Blanchard, eleita a mais bonita entre as profissionais.

Casada com o também surfista Ola Eleogram, Monyca nasceu na cidade de Maui, no Havaí. Depois de resultados positivos representando seu país entre as amadoras, passou a se destacar e competiu entre profissionais. Mas, segundo ela, sua filosofia de vida é ver o surfe não como obrigação, mas como uma oportunidade de explorar belas paisagens e estar com as pessoas que ama.

"Eu gosto de estar no oceano e apenas ter o sentimento de desapego. Eu também gosto de surfar com os meus amigos e compartilhar a diversão juntos com eles, sentir a liberdade. Minha filosofia é a de sempre lutar por aquilo que você quer, não importa o quão fora de alcance que possa parecer. E sempre fazê-lo com um sorriso", explica a bela.

Além de surfar, Monyca também faz trabalhos como modelo e integra uma equipe de surfistas da Nike. Em um de seus principais trabalhos fotográficos, estampou um banner no topo de um ginásio de basquete nos Estados Unidos, ao lado da tenista Serena Williams.

No começo deste ano, a havaiana também passou a fazer parte de uma marca de roupas íntimas femininas, criada pela snowboarder Hannah Teter, campeã olímpica nos Jogos de Inverno de Turim, em 2006.  A "Sweet Cheeks Panties" doa 40% de suas receitas para uma instituição de caridade que ajuda crianças no mundo inteiro.

Desde que deixou o surfe profissional, Monyca, com mais tempo livre, começou a buscar inspirações em lugares e praias exóticas pelo mundo e passou a desenhar seus próprios biquínis, inclusive lançando um pela Nike, uma de suas patrocinadoras.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação