Topo

Blog da Redação

Ela usará o mesmo carro que Massa e tenta abrir caminho para mulheres na F1

UOL Esporte

11/12/2014 06h00

Nos paddocks da Fórmula 1 é comum ver muitas mulheres bonitas, mas raramente elas estão de macacão e pilotam os carros. Uma dessas exceções é Susie Wolff, companheira de time de Felipe Massa e nova piloto de testes da Williams. Desde criança envolvida com velocidade, ela terá sua melhor chance na categoria no ano que vem, e já chama atenção não só por sua beleza, mas pelo que pode oferecer à escuderia.

Na última temporada, ela participou de duas sessões de treinos livres. Na melhor delas, em Hockenheim, ficou 0,227 segundos atrás de Felipe Massa. Como os ajustes dos carros tinham diferenças, não é possível fazer uma comparação entre ambos, mas a escocesa impressionou. Tanto que assumiu a função de piloto de testes no lugar do brasileiro Felipe Nasr, agora na Sauber.

Velocidade está no sangue de Susie, que corre de kart desde os oito anos e ganhou sua primeira mini moto aos dois. Competiu no kart com Lewis Hamilton e Nico Rosberg, por exemplo, e passou por diferentes categorias até chegar à Williams em 2012, como piloto de desenvolvimento.

Um ano antes, casou-se com Toto Wolff, diretor-executivo da Mercedes. Cercada pelo automobilismo, ela se diz animada por progredir na Fórmula 1, mas admite que, para uma mulher, a categoria não é fácil. "O paddock da Fórmula 1 é como uma piscina de tubarões", comparou.

Susie tem 32 anos, 1,68m (mais alta que Massa, com 1,66m) e 53 kg. Defende que está na Fórmula 1 por sua capacidade, e não pelo marketing gerado pela presença de uma mulher na equipe. Mas, segundo ela, pelo menos uma característica a diferencia bastante de seus companheiros: o drama com o penteado.

"Sempre que tiro o capacete é uma tragédia para o cabelo. Para saber o quão ruim ele está vejo o rosto do meu engenheiro. Se ele está balançando a cabeça, sei que preciso colocar um boné urgentemente", brincou ela, ao Daily Mail.

Sobre o blog

A equipe de jornalistas do UOL Esporte seleciona para você os fatos mais curiosos, os vídeos mais divertidos e tudo que viralizou nas redes sociais.

Blog da Redação